terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

IMAGENS SÃO FURTADAS DE CONVENTO EM CACHOEIRA

In: www.atarde.com.br <http://www.atarde.com.br/> 07/02/2008 (20:34)
Por Cristina Santos Pita, da Sucursal Santo Antônio de Jesus.
Imagens sacras e objetos religiosos foram furtados, na madrugada de ontem,da Igreja e Convento de São Francisco do Paraguaçu, em Santiago do Iguape, a 40 km de Cachoeira (a 110 km de Salvador, no Recôncavo). Entre as peças levadas estão duas imagens e um crucifixo.
Segundo o administrador daparóquia, diácono Agamenon Suzart, os ladrões entraram por uma portalateral, cerrando o cadeado. “Ainda não sabemos o que foi levado, pois estamos aguardando a polícia fazera perícia. Notamos que o crucifixo e duas imagens do Menino Jesus sumiram doaltar”, disse o religioso. O local está isolado, já que precisou serpreservado para a perícia. O diácono lamentou a falta de segurança naigreja, alvo de ladrões por duas vezes. A última foi em abril do anopassado, quando roubaram imagens da Capela de Nossa Senhora da Glória. “Por causa desse roubo transferimos sete imagens da capela para a igreja,considerada mais segura. Mas o telhado da capela, na Praça São José, onde acomunidade celebra festejos religiosos, está em ruínas. Infelizmente nãotemos segurança e nem vigia e a comunidade é quem se reveza na manutenção doconvento”, lamentou Suzart. Insegurança – “Aqui não tem segurança nem para a população, muito menos parao convento que é um patrimônio”, reclamou o aposentado Carlos Nascimento, de64 anos.
A comunidade de São Francisco do Paraguaçu está praticamenteisolada da sede, Cachoeira. Entre Santiago do Iguape e o conventofranciscano são de mais 8 km por uma estrada de cascalho. O Convento de São Francisco do Paraguaçu, tombado em 1941 pelo Instituto doPatrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fica fechado diariamente,abrindo apenas aos domingos para missas, que ocorrem na nave principal,única área segura para celebrações. “A igreja está em ruínas. A única áreaainda um pouco conservada é a nave principal, as outras dependências carecemde reformas urgentes”, ressaltou o diácono Suzart. O religioso conta que o arrombamento foi descoberto por um morador quecostuma caminhar de manhã cedo pelas margens do Rio Paraguaçu. “Esse moradorviu a porta lateral aberta e quando se aproximou constatou que o cadeado foiarrebentado. Nós já comunicamos ao Iphan sobre o roubo das imagens”,salientou.
O superintendente regional do Iphan, na Bahia, Leonardo Falangola Martins,disse que enviará hoje, dois técnicos do órgão ao convento, para realizarperícia e verificar quantas e quais imagens foram furtadas. O Convento de São Francisco do Paraguaçu foi construído na segunda metadedo século XVII, perto da Baía do Iguape, e é um dos conventos mais antigosda Bahia. Cais, escadarias, terraço, cruzeiro, adro, e a igreja, compõem omonumento arquitetônico parcialmente em ruínas.