segunda-feira, 20 de agosto de 2007

DIA DE FESTA: 16 DE AGOSTO, DIA DE SÃO ROQUE


Não se sabe quando São Roque nasceu. A história atesta a sua morte em 1397. Algumas fontes historiográficas atestam que Roque descendia de família de classe rica, na região de Montpellier, em Languedoc. Segundo alguns escritos São Roque repartiu suas riquezas e empreendeu peregrinação à Roma, exercendo caridade com inválidos e doentes, quando contraiu enfermidades.

Tornou-se peregrino e eremita, até ficar recluso a um monte. Um cachorro lhe levava comida, até que um anjo o curou. Voltou à sua pátria e, tido como espião, morreu na prisão. Passou a ser invocado contra males físicos.

Na imaginária a sua indumentária é mostrada da seguinte forma: peregrino, tra­jes nobres e a capa com esclavina e chapéu de abas, adornados com uma concha. Os seus atributos: conchas, bordão, bordão, cabaça, rosário ou saltério, sacola para pão.

Os atributos pessoais, que variam, são: cachorro com pão na boca. Sineta de leproso. Representado em cenas: com bordão de peregrino, descobrindo a ferida; a seus pés, à direita, o cão; de chapéu de peregrino, descobrindo a ferida, a seu lado o cão.